Páginas

Patrona

FUNDADORA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ RECEBE HOMENAGEM
Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima nasceu em Belém do Pará em 29 de maio de 1872, filha de Antônio Pereira e Simôa Maria de Nazareth.
Professou na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em Portugal, no dia 10 de abril de 1908.
Com a Revolução portuguesa de 1910, quando os religiosos sofreram violenta perseguição, Irmã Maria retornou ao Brasil, em meados de dezembro de 1910.
Imediatamente, iniciou seus trabalhos, fundando a primeira Casa das Irmãs Dominicanas em Campinas, onde permaneceu durante algum tempo como Superiora.
Conseguindo atingir, plenamente, seus objetivos junto àquele estabelecimento, deixou-o em mãos responsáveis e seguiu para a cidade de Amparo, onde pretendia fundar o Colégio Nossa Senhora do Amparo.
Sua tenacidade e dedicação foram recompensadas com a implantação desse colégio, ocorrida em 1911, fato histórico para aquela cidade, que passou a contar com um com um estabelecimento de ensino que se tornaria um dos mais conceituados da região.
Em 1921, a pedido do então Bispo de Campinas, Dom Francisco de Campos Barreto, Irmã Maria deu início aos projetos de fundação do Colégio São José, em Limeira, tendo, novamente, conseguido êxito idêntico ao verificado em sua primeira tarefa.
Partiu de Limeira em 1934, depois de anos como Superiora e Diretora do Colégio que fundara e que já se tornara uma das principais referências da área de ensino da cidade.
Sua missão, após, foi a de se responsabilizar pela fundação do Colégio Santa Catarina de Sena, na Capital de São Paulo, onde também exerceu, com a mesma dedicação e entusiasmo dos primeiros anos as atividades de Superiora e Diretora do estabelecimento.
Em 26 de outubro de 1948, depois de uma vida repleta de realizações, Irmã Maria veio a falecer, deixando um exemplo que eleva o sentido da existência à sua mas alta concepção.

Fonte: Recorte de Jornal de 1981.
Comitê da Padronização